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A todo momento, e muitas vezes de forma silenciosa, acontece a fusão de empresas ao redor do mundo. Dentre os vários motivos, os principais estão segurados pela promoção de uma união que gere maior força e poder de atuação no mercado.
A concorrência é bastante benéfica para a sociedade, pois favorece a criação de novos produtos e a redução de custo de matérias-prima e produtos.
Acontece que empresas, especialmente as grandes empresas, estão sempre realizando pesquisas de mercado para verificar novas possibilidades de negócios. Análises meticulosas e cautelosas são realizadas constantemente para verificar prós e contras de novas parcerias e fusões.
Quando elas acontecem, é fácil ver marcas continuando em operação, mas com a absorção de novas empresas, como é o caso do Nubank com a Easynvest. Agora o Nubank terá uma área de investimentos, mas seus clientes não precisarão, necessariamente, saber que essa fusão aconteceu. A empresa agora só precisa saber como comunicar a novidade de forma natural.
Para entender melhor como funciona esse processo de fusão, conheça 5 tipos de fusões entre empresas se você, futuramente, pensa em realizar esse processo que é um grande passo para o próximo nível de faturamento de grandes companhias.
Fusão Horizontal
Esse tipo de fusão se destina a empresas que atuam no mesmo segmento de mercado, mas que pela concorrência acirrada, não conseguem mais progredir de forma substancial.
A BR Foods é um bom exemplo. As empresas Perdigão e Sadia decidiram se unir e fazer com que seus clientes, antes divididos, começassem a comprar de apenas um catálogo de produtos. Dessa forma, mais receita foi gerada e novas ideias podem ser implementadas por estarem no topo da fatia do mercado que atuam.
Fusão Vertical
Já na fusão vertical, acontece a união de duas empresas do mesmo segmento de mercado, mas de uma cadeia de produção diferente.
Cadeia de produção se refere à mão-de-obra e matéria-prima, portanto, de um lado podemos ter uma empresa que dispõem desses recursos de forma mais barata, enquanto a outra possuem compradores mais fixadas. Ambas se beneficiam ao atingir novos patamares de lucro.
Conglomerado
Conglomerados são divididos em dois tipos, mistos e puros. Ambas vêm da fusão de duas empresas de setores distintos, mas que estabelecem união para aumentar a margem de lucro de forma exponencial.
Na modalidade pura, as empresas são de setores completamente diferentes e seus produtos precisam passar por uma adequação coerente para poderem operar.
Na mista, as empresas são de setores diferentes, mas querem que seus produtos tenham uma extensão, como é o caso de empresas que oferecem um produto X e, na fusão, começam a utilizar da nova marca e sua consolidação para conseguir mais clientes.
Fusão de extensão de mercado
Para cada região em que um produto atua, há públicos diferentes e essa diferença se atenua quando pensamos na extensão de países.
Nessa situação, empresas podem realizar a fusão de extensão de mercado, fundindo empresas de países diferentes, com produtos similares, mas com características de mercado diferentes.
Assim, a inteligência de uma para a outra serve para inserir o produto, aos poucos, e gerar aceitação dos compradores de forma mais saudável.
Fusão de extensão de produto
Nessa modalidade, as empresas querem estender seu catálogo de produtos, beneficiando seus consumidores com maior variedade. O resultado esperado é, justamente, aumento de vendas.
As fusões no geral são destinadas ao propósito de atingir de forma mais profunda o mercado e seus clientes. O que você acha de fusões de empresas?