Tempo de leitura: 3min05seg
Também conhecido pelo conceito de franquia, o franchising é uma modalidade empresarial, na qual o empresário cede o direito de uso de sua marca ou patente, para que o franqueado possa distribuir produtos e serviços de forma exclusiva.
Vantagens
As marcas franqueadas são, em sua maior parte, já conhecidas pelo mercado, pois uma das suas características é ter um perfil de negócio que escala rapidamente. A partir do sucesso da franquia, o franqueado pode ter acesso a condições especiais de implantação, pagamento e lucro.
Apoio
O negócio da franquia já vem pronto e o franqueado ainda pode receber dicas, orientações e treinamento do franqueador, pois esse tem interesse no zelo da sua marca.
Plano de negócio
A visão do franqueador é maior, reconhecendo fatos políticos, sociais e econômicos que podem afetar negativamente seu negócio. Empreendedores independentes não possuem tempo, muitas vezes, para poder realizar pesquisas. E por isso pode correr menos riscos financeiros quanto a sua franquia.
Garantia no mercado
Com sua franquia você recebe vantagem competitiva, projetos de expansão e expertise sobre o perfil dos seus clientes. Além disso, conta com informações exclusivas sobre sua concorrência, o que pode ajudar no seu processo de produção.
Baixo custo de instalação
Um dos obstáculos que existem com a criação de negócios é saber o quanto irá ser gasto no processo de construção. O lado positivo das franquias é que esse valor já vem detalhado. É normal encontrar franquias que oferecem diferentes tipos de franqueamento e instalações, que ficam a critério do franqueado sobre a sua vontade de implementação.