Documentos para abrir um MEI

Tempo de leitura: 03min40sec

Graças à globalização da internet, muitos serviços migraram ao digital e tornaram a vida do cidadão mais fácil. Para você que pretende trabalhar com prestação de serviços, ter um MEI é fundamental. Confira agora como abrir um MEI através da plataforma SEBRAE para brasileiros, anotando todos os documentos necessários para a abertura.

Texto retirado na íntegra do site SEBRAE.

Documentos

É importante que imprima e guarde os seguintes documentos que comprovam a sua formalização:

  • Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – É o documento que comprova que você é MEI.
  • Boleto de Pagamento Mensal (DAS) – É o documento para o pagamento da contribuição mensal devida pelo MEI. Além disso, você tem a opção de fazer o pagamento por débito automático ou por pagamento online.
  • Relatório Mensal de Receitas Brutas (um para cada mês) – é obrigatório, mas não necessita entregar em nenhum órgão público. Ele será utilizado para o registro das receitas mensais e é importante para auxiliá-lo a fazer a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).
  • O único documento que será necessário obter fora do Portal do Empreendedor é a Nota Fiscal.

Nota Fiscal

  • O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

Nota Fiscal Eletrônica

  • A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e ) é um documento totalmente eletrônico que oferece diversos benefícios para o comércio nacional, oferecendo agilidade, inovação, praticidade e redução de custos. 
  • Conforme a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 140/2018, o MEI não tem a obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica-NF-e, no entanto, se preferir, tem a opção de realizar a emissão da NF-e, disponibilizada pelo estado ou município.
Postagem anterior
Próximo Post

Comentários

Egemenerd

Ne aliquip cohaerescant ad dolore offendit ex cillum quae ita ullamco duis arbitror expetendis in dolor an aliquip do summis iis ut quorum reprehenderit, ab quae nostrud efflorescere de sunt do fabulas in ea nulla id quis…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.