Tempo de leitura: 03min30sec
Ataques cibernéticos têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Uma das premissas é que o aumento de tecnologias e inovações também abrem novas brechas para esses ataques acontecerem. De acordo com dados divulgados pela Campaign Monitor, foram enviados mais de 300 bilhões de e-mails, por dia, no último ano. Já o relatório da Cloud App Security (CAS) da Trend Micro, mostra que a mesma empresa impediu mais de 16 bilhões de ameaças por e-mail pessoais no mundo, isso dá um aumento de quase ⅓ em relação a 2019.
Uma das principais vertentes de ação é justamente o roubo de credenciais e o famoso phishing, que está entre os ataques cibernéticos mais conhecidos. Essa tática é utilizada para roubar as credenciais do usuário através de e-mails falsos, normalmente associados a grandes instituições financeiras falando sobre pendências ou outro processo de urgência. A pessoa, ao clicar, acaba sendo varrida pelo programa mal-intencionado que faz uma varredura no computador para encontrar credenciais de crédito ou outras informações pessoais importantes.
Portanto, cuide-se na hora de abrir e-mails suspeitos e, em caso de dúvida, entre em contato com a instituição remetente para verificação da procedência do e-mail.