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Se você é empreendedor, você, ao menos, já desenvolveu algumas habilidades básicas de convencimento. Em meio aos negócios, saber convencer pessoas sobre a validade das suas ideias, é um dos caminhos para obter sucesso e se manter no mercado. Pensando em como isso é importante, trouxemos alguns conceitos e entendimentos sobre Retórica e Persuasão, duas ferramentas indispensáveis para seu arsenal empreendedor.
Sabe-se que nem tudo é sobre retórica para conseguir estabelecer um bom networking ou fechar aquele contrato desejado. Muitas outras habilidades são exigidas nesse processo de construção, mas não se pode negar que interpretar informações e saber manipulá-las para seus objetivos é mais que importante, é essencial.
Retórica
Trata-se da área do conhecimento da filosofia preocupada com o falar bem. Falar bem, para o mundo dos negócios, é saber articular ideias de maneira que, quem ouve, consiga visualizar o que você diz. Alguns também conhecem retórica pelo sinônimo de eloquência.
Persuasão
Persuadir alguém é convencer a seguir uma ideia e isso não se trata de uma atitude maldosamente premeditada. Quer dizer que você tem a capacidade de dar informações para convencer alguém a acreditar em você, seja na hora de apresentar um projeto escalável ou justificar um aporte.
Para que você desenvolva sua retórica e, consequentemente, sua habilidade de persuadir, é necessário que você trabalhe suas habilidades comunicativas. Um bom começo para um livro de retórica é o livro de Aristóteles, grande filósofo grego. Seu livro é chamado de igual nome, Retórica.
A indicação é necessária porque começar pelos primeiros é entender através de onde começou os fundamentos do conhecimento, dando a você vantagem sobre empreendedores que apenas tiveram uma perspectiva moderna de tudo.