Valuation, o que é, tipos e como calcular

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Valuation é o processo para poder estimar o valor real de um negócio, projetando o valor de suas ações para o futuro, conseguindo assim ROI para os investidores. É um processo que leva certo tempo e cuidado para todos os envolvidos, pois não possui métricas matemáticas 100% certeiras, contando um pouco com subjetividade, a partir da visão de quem está precificando.

A importância de se fazer um valuation está na ideia de que ninguém quer pagar mais caro em coisas que não deveriam custar tanto. Se formos pensar no preço de uma bala e ela custasse R$5,00/cada, com certeza acharíamos um absurdo. Para precificar a bala de forma correta, devemos considerar seu custo de produção e o valor médio de mercado, caso não exista nenhum diferencial.

Por isso, o valuation de uma empresa leva em conta diversos fatores que trarão uma média justa de preço, considerando de forma racional e viável o preço futuro dessas ações. Se um investidor considera o ativo do seu negócio interessante, ele irá realizar comparações com outros do mesmo nicho e entender se você realmente estará precificando de forma correta seu valuation. Isso é decisivo na hora de conseguir investimento.

Tipos de Valuation

Existem alguns tipos de valuation, confira os mais usados:

Fluxo de Caixa Descontado (FDC) ou Discounted Cash Flow (DCF)

Esse tipo de análise aborda o valor intrínseco de uma empresa através de seu fluxo de caixa, com projeções de lucro no futuro, aplicando o desconto de risco associado ao investimento.

A base de cálculo deste método considera tempos de até 5 anos de projeções, pois projeções maiores são difíceis de calcular e, por isso, tornam-se menos precisas. Acaba sendo vantajoso pela capacidade de projeção de lucro a médio prazo, mas se trata de um método dispendioso e mais demorado.

Diferentes cenários conseguem ser usados nesse métodos e os analistas conseguem fornecer dados diferentes para verificar possibilidades.

Múltiplos de Mercado

O método de múltiplos de mercado utiliza comparativos entre indicadores da empresa de algum determinado setor.

Mesmo sendo um método mais simples de ser aplicado, utilizar comparações de empresas de mesmo setor pode ser um problema. Os valores referenciais mais utilizados são Ebitda ou Lajida, que expressam lucro da empresa antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

Esse problema mora na condição de que é muito difícil achar empresas de um mesmo setor que possuam esquema de negócios quase idêntico, o que complica a comparação.

Valuation Contábil

Nesse método se considera apenas o patrimônio líquido da empresa. O ponto negativo é que apenas se considera isso e deixa de lado os bens intangíveis, como potencial de franquia, marca, etc.

Valuation de Liquidação

Como o nome mesmo aponta, o valuation de liquidação serve para o momento em que a empresa está prestes a fechar. Calcula-se o tempo da empresa e quanto os proprietários podem ganhar com o que resta.

Dessa forma, calcula-se os ativos subtraindo pelos passivos, liquidando a empresa.

Valuation Pré-Investimento

Aqui o valor da empresa é estimado antes de receber o primeiro aporte de investimento. Com todos os fatores envolvidos no cálculo, os analistas passam o valor inicial da empresa e os investidores realizam aporte correspondente com o valor e com a previsão de lucro.

Valuation Pós-Investimento

Aqui o processo é inverso e o valuation é calculado após o aporte, considerando o montante final. Esse método serve para considerar a participação do investidor sobre a empresa, somando tudo e projetando os lucros a partir desse montante final.

Como Calcular seu Valuation

Dentre os métodos de cálculos apresentados, o método FCD é considerado como dos mais completo e, por isso, vamos mostrar o percurso a ser feito para aplicá-lo

  1. projetar fluxo de caixa

A primeira coisa a ser feita é projetar o fluxo de caixa através do montante recebido menos o montante total gasto em um certo período (recomenda-se cinco anos para startups).

  1. definir taxa de desconto

Essa é uma das partes mais complicadas do processo. Consiste em calcular a taxa de desvalorização da moeda ao longo do tempo e não há consenso de fórmula entre os analistas. Aqui o risco deve ser considerado a partir da bolsa de valores, como possibilidade de investimento e, portanto, a necessidade de considerar essa desvalorização do dinheiro.

Dos dois lados maiores com divergência, alguns analistas apontam que a taxa de desconto deve ser calculada a partir do rendimento médio das empresas na bolsa de valores, outros defendem o cálculo através da renda fixa.

Para resolver esse impasse, muitos utilizam a base de rendimento médio da bolsa.

  1. soma dos fluxos descontados

Após os dois passos anteriores terem sido realizados, deve-se pegar os fluxos de caixa e subtrair pela taxa de desconto, obtendo assim o valuation da sua empresa. Não é descartada a ideia de considerar outros métodos antes de bater o martelo no valor do valuation.


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