3 principais mudanças presentes no Marketing 4.0

Tempo de leitura: 4min25seg

A terminologia usada para descrever as gerações do marketing vagam pela internet e, atualmente, estamos na era do Marketing 4.0 Mas você sabe o que significa o marketing que estamos vivendo agora e que recebe esse nome? Veja as principais características dessa geração e o que mudou em relação ao marketing 3.0.

O marketing 3.0 foi marcado pelo advento da internet e pela globalização de informações. O comportamento de consumo mudou e as empresas começaram a focar mais suas atenções na humanização da marca, criando uma relação mais próxima com seus clientes. Portanto, o desejo do consumidor começou a prevalecer sobre a forma das empresas apresentarem e venderem seus produtos e serviços.

Agora com o marketing 4.0 o cliente recebe ainda mais atenção e seu perfil de consumo começa  ter mais detalhamento, gerando inteligência que é possível prever ações de compra e oferecer a melhor experiência de compra para os mais diversos tipos de compradores.

O site de busca do Google acabou se tornando uma grande referência por essa disputa de atenção do cliente, pois a internet virou um grande centro de pesquisa e compartilhamento de informações. Com essa consciência, novas tecnologias foram surgindo e sendo inseridas no cotidiano das pessoas para tornar tarefas de consumo cada vez mais interativas, tendendo a se aproximar do real.

Canais de comunicação que se mostram cada vez mais dinâmicos estão prendendo melhor a atenção das pessoas. TVs, rádios e outros canais mais antigos estão ficando obsoletos e precisando inovar para continuar obtendo relevância. É nesses momentos que as redes sociais acabam recebendo destaque e muitas empresas estão criando conteúdo atrativo que são consumidos rapidamente. A questão do timing da propaganda dita o efeito pretendido que pode ser causado na pessoa que está do outro lado da tela.

Por fim, uma outra grande mudança, foi a insurgência de novos aplicativos que estão associando, de forma gradativa, atividades do dia a dia em ferramentas mais automatizadas, tais como, caronas, pedidos de refeições, compras no mercado, etc.

Essa nova era do marketing tem transformado a forma como nos relacionamos com tecnologia e de que forma fazemos escolhas em um mundo diferente do nosso costume: o digital.


Postagem anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.