5 estratégias para se manter relevante

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Steve Blank é um grande empreendedor do Vale do Silício e é o precursor do movimento Lean Startup (Startup Enxuta). É desenvolvedor da metodologia Customer Development e nos ensina algumas estratégias essenciais para se manter relevante no mercado.

Inovação e Ousadia

Em uma sociedade cada vez mais normativa, o mundo do empreendedorismo é uma reunião de pessoas nada ortodoxas. Blank foi responsável pelo modelo de Startup que conhecemos hoje e Eric Ries, seu aluno, continuou seu legado. Inovar e ousar devem ser atividades comuns nas atividades empreendedoras.

Mudança de pensamento

Blank diz que ainda existe muito o pensamento de que Startups são empresas pequenas, versões menores das tradicionais. Mas isso é um paradigma que precisa ser quebrado. Startups são modelos novos, com métricas diferentes e que, claramente, trazem resultados diferentes, mesmo que atuando em um local preexistente do mercado.

Lidando com obstáculos

As Startups, diz o precursor do movimento, surgiram como resposta à crise empresarial, pois haviam poucos recursos para se manter em pé. Lidar com cenários negativos faz parte do cotidiano do empreendedor de Startup. Nada mais certo que saber lidar com eles, de forma otimizada.

Plano de Negócios Revisitado

Planos de negócios estão ficando cada vez mais obsoletos, pois não atendem a demanda do mercado ao longo do tempo. A pesquisa tem se tornado cada vez mais relevante. Dessa forma, entender o que seu público precisa está servindo como primeiro passo.

Demanda e Cliente

Mesmo que aconteça o faturamento de sua empresa em pouco tempo, saber o que seu cliente quer e precisa é o motor para seu negócio prosperar. O time de vendas pode ser muito qualificado, mas não ter constância, se não souber para quem está vendendo e como vai vender.


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