Como escolher o nome da sua empresa

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No momento de estabelecer sua marca, escolher o nome da sua empresa pode ser fator decisivo para que seu negócio ecoe na cabeça das pessoas. Ser humano tem uma habilidade incrível de assimilar conceitos a histórias e sua história é o que vai gerar valor em seus clientes. Por isso, pense com carinho no nome que vai escolher.

Mas não tenha medo. Ter dúvidas nesse processo é bastante comum e existem alguns caminhos que auxiliam na obtenção de um nome forte e fácil de lembrar. Antes de criar, pense sobre o que você quer que as pessoas associem quando ouvirem ou lerem o nome da sua empresa e siga as dicas que vamos te dar.

Relevância da sua marca no mercado

Quando falamos de marca queremos dizer sobre a influência que o nome da sua empresa, associado com a arte na logo tem sobre o mercado em que você atua. Realmente o significado de marca é latente, dizendo sobre a marca que você deixa nas pessoas, no pensamento delas.

É por isso que, antes de tudo, você deve estabelecer uma estratégia para essa marca. Essa estratégia está totalmente baseada no tipo de valor que você quer entregar. De acordo com o mercado que você vai se inserir, você deve se perguntar se sua marca comunica isso e interage com seu público, de forma a fazê-los entender, sem muitos questionamentos, sobre o que sua marca trabalha.

Caso você ainda não possua essa informação, faça pesquisas sobre seu público e entenda qual a necessidade e gostos deles. Isso ajudará você a ter insights sobre seu nome.

De olho na concorrência

É normal buscar referências antes de começar, mas lembre-se que sua estratégia de negócio só se sustentará se você entender que, a partir de certo momento, sua empresa precisa apostar no diferencial que oferece. Caso contrário, não há motivos suficientes para os clientes escolherem você ao invés de alguém que já estava no mercado.

Compartilhe seus processos

Quando damos nome a algo queremos dar a esse algo um sentido. O sentido é criado através de uma experiência e é isso que seus clientes buscam. Por isso, não tenha medo de expor como começou e quais são seus sonhos de negócio. Isso também ajuda a gerar valor para a sua empresa, pois a humaniza.

Quando vendemos, estamos lidando com seres humanos e nós somos sensíveis à verdade e à intenção. É muito importante que você e sua empresa sejam comunicativas de sua história.

Praticidade

Nomes fortes e memoráveis são aqueles fáceis de pronunciar e fáceis de escrever. Grandes marcas como Coca-Cola, Netflix, Apple, por exemplo, possuem marcas que são facilmente reconhecidas, graças a esse princípio.

Registro (INPI)

Não basta passar por todo esse processo se você não verificar a disponibilidade do nome. Essa fase é importante pois, quando não executada, pode te render processos e dores de cabeça.

Verificar a disponibilidade do nome não é difícil, você pode consultar através do site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Se acaso você quiser insistir em algum nome que tenha grande importância, isso pode ser feito, mas esteja preparado para ações judiciais demoradas e disputas de interesses.

Já tenho nome, mas quero mudar

Nesse caso, você pode passar pelo mesmo processo de ideação, mas é essencial comunicar em todos seus canais sobre a mudança de marca para que seus clientes continuem te reconhecendo. Também espero pelo tempo de assimilação de seus clientes com a nova marca.


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