Gêmeos Digitais – descubra agora do que se trata

Tempo de leitura: 3min25seg

Se você assiste bastante séries, documentários ou filmes, nos quais a tecnologia se torna parte integrante da vida das pessoas, saiba que isso está se tornando cada vez mais real.

E parte da prova disso são os Gêmeos Digitais, ou Digital Twins no termo original em inglês. A tecnologia em questão trata de monitorar, acompanhar e analisar dispositivos que não recebem informações, devido a sua distância do programa de monitoramento. Casos como viagens espaciais, que não permitem, atualmente, o acompanhamento em tempo real com exatidão, é um dos exemplos.

Para entender melhor

Gaertner é um dos responsáveis por visualizar esse tipo de tecnologia, a qual ele defende ser uma das 10 principais tendências para implementação em empresas, e até mesmo na sociedade como um todo, que trabalham diretamente com tecnologias de ponta.

A lógica é estabelecer sensores no dispositivo, lugar pretendido e, através de um Gêmeo Digital, acompanhar, com exatidão, a leitura dos dados gerados pelos sensores e interpretados na linguagem do programa de monitoramento.

Países como Noruega, Alemanha, Singapura, e outros, já utilizam, de alguma forma, essa nova tendência. Para exemplificar melhor, algumas infraestruturas, tais como, pontes, utilizam esses sensores. Com a implementação da tecnologia, é possível acompanhar, medir e antecipar possíveis problemas de desgaste e simular cenários que exigem atenção de reparação, substituição e manutenção.

Cenário Futuro

Com a potência dessa nova ferramenta, é só questão de tempo até a novidade ser usada em outros tipos de situações, podendo se estender, até mesmo, para acompanhamento e monitoramento de pessoas. Algumas tecnologias já utilizam sensores para ler padrões de movimentos e, com o recolhimento de dados, outras funções poderão ser monitoradas também.


Postagem anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.