Tempo de leitura: 05min50sec
Para cada área do conhecimento que nos aprofundamos em saber, existe uma linguagem que se adapta e cria um campo semântico para essa esfera de inteligência. Quando falamos de Startups, é necessário entender alguns termos para compreender melhor a gama de conhecimentos envolvidos no processo.
1. Aceleradora
São instituições de capital privado com o objetivo de fomentar empresas e startups através de recursos financeiros e diversos tipos de inteligência. Normalmente recebem parte dos lucros da empresa em troca pelo capital disponibilizado.
2. Aporte
Nome dado ao investimento financeiro realizado nas empresas e startups, destinado a algum fim específico (pesquisa, inteligência de mercado, etc.)
3. Benchmarking
É o ato de fazer pesquisa de mercado para analisar referências de algum produto e/ou serviço. Realiza-se benchmarking para identificar diferenciais e estabelecer metas para ultrapassar a concorrência.
4. Bootstrapping
É o nome dado para quando o empreendedor desenvolve seu negócio através de recursos 100% próprios.
5. Break-even
Momento em que uma empresa nova começa a se sustentar, quando seu lucro é equivalente às suas despesas. Chamam isso de “ponto de equilíbrio”, pois ainda não têm faturamento considerável acima das despesas.
6. Business Model CANVAS
Documento que lista ideias e desafios de uma startup ou empresa, para verificação de possibilidades de negócio e se a ideia de negócio é viável.
7. Business Plan
Documento que contém todo o plano de negócios de uma empresa. Nele são listadas as informações mais estruturais de um negócio para entendimento e análise de iniciativas e, principalmente, visão estratégias das áreas contidas na empresa e da descrição de seus produtos e recursos humanos.
8. Capital de Giro
São os recursos financeiros que tem como objetivo manter a empresa operando. Dessa forma, em casos de urgência ou queda, a empresa pode se manter na ativa através de seu capital de giro.
9. Captação de Recursos
Processo pelo qual um empreendedor capta recursos suficientes para colocar seu projeto empreendedor em prática, através de investidores.
10. Cloud Computing
Um recurso para economia com infraestrutura, o cloud computing ou computação em nuvem, é uma ferramenta que permite acessar dados remotamente, através da internet.
11. Coworking
Espaços para empresários discutirem ideias e realizar reuniões.
12. Crowdfunding
Conhecido também como financiamento coletivo, o crowdfunding serve para captar recursos através de plataformas de financiamento online, nas quais qualquer pessoa ou instituição pode cooperar.
13. Customer Development
Processo no qual o mercado em que um produto está inserido é testado várias vezes para identificar quais características atendem melhor aos desejos do consumidor.
14. Deal Breaker
Parte do processo de negociação de empreendedores em que não há avanço nas negociações.
15. Demo Day
Dia em que empreendedores apresentam seus projetos a investidores e empresas interessadas, em busca de investimento.
Gostou de entender mais sobre o mundo de startups? Aqui na StartupSA postamos conteúdo semanalmente para que você atinja todos os seus objetivos empreendedores.