Tempo de Leitura: 02min20sec
Uma nova tecnologia foi desenvolvida pelos pesquisadores do MIT – Massachusetts Institute of Technology, tendo como principal autor Liang Shi, doutorando do Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do MIT.
Trata-se de uma tecnologia nomeada de “tensor holography” que, em tradução aproximada, fica algo como “holografia tensorial”. A novidade indica a capacidade de produzir hologramas 3D em tempo real, uma boa notícia para empresas que trabalham com realidade virtual e impressão 3D.
Hologramas conseguem codificar luz de uma forma mais complexa que a fotografia, trabalhando com cada fase de cada onda de luz produzida. Assim, a figura conserva maior profundidade, saindo do campo da perspectiva 2D.
Essa conquista só foi possível graças à utilização do deep learning, processo de aprendizagem de máquina com alto nível de dados. Com a disponibilização de um grande banco de imagens, os cientistas alimentaram a máquina com informações de cores e profundidade suficientes para a física ser calculada.
Essa novidade pode abrir o apetite de muitas empresas, pois uma das descobertas dos cientistas é que essa tecnologia promove maior conforto ao observador, utilidade grande para empresas que produzem aparelhos com visualização de mídias.