Tempo de leitura: 4min20seg
Há uns anos, falar em inteligência artificial era falar sobre um sonho. Os tempos passaram e agora ela está mais presente do que imaginamos. Cada setor de empresas estão desenvolvendo soluções personalizadas de IA e todo segmento pode ser beneficiado na estratégia e automação que esse tipo de tecnologia proporciona.
Mesmo que, praticamente, todos os segmentos possam se beneficiar disso, ainda existem setores da indústria que saem na frente com suas vantagens.
Saúde e biotecnologia
Estudo publicado na revista científica Annals of Oncology mostrou que a IA superou médicos de diversos lugares do mundo, como França, Alemanha e Estados Unidos na detecção de câncer na pele.
Aqui no Brasil, startups que usam inteligência artificial com enfoque na saúde e biotecnologia já somam 12,5%. Elas ajudam, principalmente, na detecção de anomalias em exames.
RH e Gestão Pessoal
Na área de Recursos Humanos e Gestão Pessoal, a IA já ocupa 10% das startups. Nesse modelo, processos de contratação podem ser 100% digitais e podem recuperar informações mais detalhadas sobre os participantes dos processos.
A empresa Gupy possui sua própria inteligência artificial, chamada Gaia. O cofundador da empresa já apontou que houve melhora de 75% nas contrações, através da tecnologia.
Indústria 4.0
9,6% das startups de AI brasileiras focam na indústria 4.0.
Quando pensamos em classificação de produtos, entendemos que há um grande volume de dados a serem analisados e processos. a Inteligência Artificial coopera, e muito, nesse momento.
Empresas como a Latos, oferecem sensores para coletar dados em processos industriais. Nisso, consegue detectar falhas e necessidades de manutenções preventivas.
Nem precisamos comentar sobre as grandes montadoras que, cada vez mais, utilizam processo de montagem automáticas para produzirem carros em massa.
Agricultura
A agricultura também detém 9,6% das empresas que utilizam IA como fonte de atuação.
Como um dos setores mais antigos da indústria, o ramo da agricultura precisou passar, por muito tempo, por ações baseadas em teorias, sem muita precisão. Cenário que gerava muitas perdas.
Empresas tecnológicas agora usam a IA para prever, em tempo real, mudanças climáticas para poder tomar decisões antes de algo ruim acontecer.