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Conforme as empresas vão crescendo, chega um momento em que a organização da equipe não se torna tão fluida. Aumenta-se o número de funcionários e a gestão acaba sendo dividida para poder comportar as mudanças. Mas se acaso você se encontrar no intermédio de contratar gestores, siga essas dicas para melhorar a organização de suas equipes. Ou se você já é um gestor e procura novas perspectivas, continue lendo.
Plataformas de organização
Uma das principais formas de organizar a estrutura comunicacional da sua empresa, tanto interna quanto externa, se dá pela utilização de ferramentas e tecnologias que permitam a automatização de tarefas. Investir nas ferramentas adequadas vai agilizar o tempo do seu time e ajudar a equipe a focar nas tarefas certas. Já existem diversos aplicativos e plataformas no mercado voltados especificamente para gerenciar a relação entre funcionários.
Embora o e-mail ainda seja muito utilizado nesse quesito, esse sistema já não é a solução mais ágil e imediata. Por isso, atualmente é mais viável investir em outras plataformas de comunicação interna que oferecem o contato instantâneo. Existem diversos sistemas focados em agilizar a comunicação corporativa, como agendas compartilhadas, plataformas de bate-papo e integração entre aplicativos de gerenciamento.
Ainda nesse tema, também é interessante investir em sistemas para comunicação externa. Um CRM, por exemplo, é uma plataforma indispensável, desenvolvida especificamente para gerenciar o relacionamento com o consumidor.
Estabeleça metas e objetivos claros
Para manter as responsabilidades do time estruturadas e, ao mesmo tempo, descomplicadas, você vai precisar estabelecer propósitos diretos e explícitos para cada um de seus funcionários. Para que a produtividade de cada um dos seus colaboradores seja bem aproveitada, é crucial deixar as atividades e metas bem claras e acompanhar a equipe em suas funções.
Para isso, é importante estruturar a sua área de Recursos Humanos (RH) da empresa, pois esse é o setor que ficará responsável por desenvolver os colaboradores. O RH deve conduzir o time e se certificar de que todos os funcionários estão atendendo as demandas. Como desdobramento dessa estratégia de organização de equipes, eles serão mais produtivos. Caso essas expectativas não sejam cumpridas, esse é o departamento que deve procurar entender qual o problema.
Ofereça alternativas a sua equipe
Entender os problemas dos seus colaboradores e motivá-los a superar suas dificuldades, oferecendo as alternativas possíveis, é uma ótima forma de manter a organização da equipe. E, ainda, vai deixar o seu time mais satisfeito e motivado. Em tempos de home office, por exemplo, é importante fornecer opções para que seu time consiga desempenhar uma boa performance mesmo de longe. Inclusive na comunicação externa, já existem diversas formas de se comunicar com o público sem necessitar da estrutura física da empresa. Um exemplo disso é a telefonia digital.
A telefonia digital oferece a possibilidade de realizar ligações de atendimento em qualquer lugar, eliminando barreiras físicas e geográficas. Além disso, essa tecnologia oferece diversos benefícios que vão ajudar a profissionalizar seu negócio e otimizar o tempo dos seus funcionários em trabalho remoto, como a URA, a escalabilidade e muito mais.
Nesse sentido, utilizar plataformas para comunicação em tempo real vai ajudar muito na sua organização de equipe.
Isso porque estes sistemas oferecem mais mobilidade e imediatismo na troca de informações de cada squad da sua empresa. Ou seja, mesmo fisicamente distante, é possível manter a produtividade e organização entre seus funcionários.
Fonte: Abstartups.