ONU aponta abismo digital entre gêneros

Tempo de Leitura: 02min40sec

O Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da UIT aponta que existem 4,1 bilhões de pessoas conectadas à rede mundial, correspondendo a 53,6% da população mundial e o objetivo da ONU é levar internet para todos, mas existem divergências de gênero até mesmo no mundo digital.

O estudo realizado mostra que na maioria dos países, os homens têm mais acesso às tecnologias digitais do que as mulheres. Existe uma diferença grande no número de mulheres (52%) que não tem acesso a internet, do que com os homens (42%).

Para explicar esse fenômeno, o UIT aponta algumas barreiras que interferem nesse cenário.

Algumas barreiras

  • A acessibilidade e a falta de habilidades digitais em países menos desenvolvidos;
  • Em quase metade dos países, menos da metade da população possui conhecimentos básicos de informática;
  • Existe ainda muita escassez do interesse governamental em desenvolver políticas de acesso ao mundo digital que condizem melhor com a realidade de cada país.

Outro fator que contribui, é  que a internet ainda é utilizada por muitos como ferramenta de negócios e, nisso, existe a contribuição desse abismo digital de gênero pela composição do corpo empreender ser majoritariamente masculino.

A StartupSA apoia a diversidade do mundo digital e acredita no poder transformador que as tecnologias exercem na vida de cada um, independente do gênero.

Postagem anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.