Qual a importância de um Product Owner?

Tempo de leitura: 06min30sec

Product Owner tem como responsabilidades principais, e normalmente é associado a isso, quanto ao desenvolvimento de projetos, mas a sua principal relação está no desenvolvimento de produtos, como o próprio nome sugere. Essa função é tão específica que não chega a ser considerado um cargo completo, mesmo que muitas empresas procuram esse profissional e o contratem apenas para desempenhar essa função tão importante para os negócios.

Esse profissional é comumente referenciado a uma “ponte”, pois trata de conectar áreas da empresa à necessidade do cliente, desenvolvimento de entendimentos e processos que visam a entrega de valor para o consumidor com o apoio de uma equipe de Scrum. Com seus conhecimentos técnicos, o profissional product owner irá conduzir as equipes e tomará uma posição mais estratégica dos processos, garantindo que todos os colaboradores tenham acesso às ferramentas necessárias para desempenhar bem ou melhor seu trabalho nessa cadeia de valor ao cliente.

Scrum

O Scrum faz parte das metodologias ágeis e permite realizar processos simples para produtos mais complexos. Uma equipe de Scrum é uma equipe que utiliza o método como principal método de trabalho de desenvolvimento de produtos. O Product Owner faz parte dessa equipe para poder mesclar seu trabalho com a forma de trabalho da equipe, duas metodologias que se completam. De um lado, temos a equipe de Scrum que utiliza o método de MVP (Mínimo Produto Viável), implementado pelo PO. 

Portanto, esse profissional é de extrema importância para a empresa, pois ele absorve funções gerenciais e técnicas ao mesmo tempo para poder entregar ainda mais resultados à empresa, implementando e aprimorando processos internos ou outra logística externa ou interna que participe do processo de desenvolvimento de algum produto/serviço. Dessa forma, a importância do product owner está estruturada no:

Planejamento

O profissional Product Owner participa ativamente da fase de planejamento, pois precisa visualizar background, processo e produto de forma holística. Assim, certifica as principais funcionalidades de um produto e como deve ser a versão final. Além disso, determina os tempos de cada ciclo de lançamento dos protótipos.

Backlog

Backlog se refere à divisão das funcionalidades de um produto. Cria-se uma lista dessas funcionalidades e as hierarquiza através de níveis de prioridade, das quais, normalmente, usam-se até 30% do que havia sido definido inicialmente, pois a atividade de desenvolver um produto acaba encontrando empecilhos na vontade de fornecer diversas funções ao consumidor, sendo que ele precise, normalmente, de apenas uma parcela delas.

As prioridades são definidas de acordo com a inteligência do product owner sobre o mercado atuante e através de conhecimentos assegurados daquilo que funciona para atrair e cativar os clientes.

Nessa parte, tudo deve ser feito com clareza e de forma didática, para transmitir a informação à equipe técnica de forma eficiente e eficaz. Também, é normal acontecer da lista ser refeita, de acordo com a necessidade estratégica do processo.

Concorrência de Mercado

O sucesso do cliente conta com a premissa de entender quais são suas concorrências. O Product Owner entra também nesse jogo, pois precisa saber quais fluxos de entrega de valor as empresas concorrentes se amparam, para poder oferecer algo ainda melhor.
Está pensando em contratar um Product Owner agora? Ele faz parte do que chamamos de Cultura DevOps, uma estratégia essencial para empresas que querem se destacar na concorrência.

Postagem anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.