Tempo de leitura: 04min45sec
Muitas empresas tradicionais têm olhado para as startups para entender seu modelo de negócio nos momentos em que elas eclodem e atingem grandes marcas de faturamento. Acontece que uma das características do modelo de startup é possuir processos focados nos objetivos, tornando os gastos menores. Uma espécie de traçar caminhos com atalhos. Dentro dessa metodologia, muitos processos foram criando corpo e abrindo a mente de muitos empreendedores. A partir daí, de diversos exemplos de startups, criou-se diversos formatos de metodologias, conhecidas como metodologias ágeis, e hoje falaremos sobre Design Sprint.
Criada pelo designer norte-americano Jake Knapp, a metodologia tem como foco implementar ideias e transformá-las em modelos utilizáveis no conceito de prototipagem. Um protótipo é utilizado como versão de testes para um produto que continuará sendo desenvolvido até chegar aos seus objetivos finais qualitativos.
Na teoria, Knapp desenvolveu a metodologia para acontecer em cinco dias, com um dia de antecipação, mas que entra no fluxo em si:
Dia 0
Organização do time correto para o desafio e outros fatores de ambiente relacionados, como tempo e local.
1º dia (segunda-feira)
Delimita-se o desafio, criando um mapa. Faz-se entrevistas, dentro e fora da empresa, com especialistas para agregar conhecimento para atingir o objetivo final e, após, define-se uma parte considerável do problema para ser solucionada durante os outros dias.
2º dia (terça-feira)
Revisão das ideias para identificar possíveis melhorias e começa-se o recrutamento dos consumidores que irão testar o produto no dia final.
3º dia (quarta-feira)
Debater soluções pensadas e pensar qual atingirá o objetivo proposto no Sprint. A solução escolhida deverá ser levada adiante para determinar o esboço do protótipo.
4º dia (quinta-feira)
Chegou a parte da prototipação. Nesse dia, o protótipo deve ser desenvolvido mais perto do real esperado. Deve-se, também, organizar como será a entrevista com o público-alvo.
5º dia (sexta-feira)
Validação. Entrevista-se os consumidores para verificar o protótipo e definir melhorias.
Próximo passo.
Refazer o ciclo.
Esse tipo de metodologia pode ser facilmente utilizada em diversos tipos de processo. Primordialmente, essa metodologia ágil era utilizada para criação de softwares e seus processos envolvidos, mas conforme o tempo passa mais e mais processos, de diferentes áreas, estão entrando nesse conceito.
Você sabia que metodologias ágeis estão diretamente ligadas com o Product Owner? Quer saber do que se trata? Clica aqui.