Tempo de leitura: 4min30seg
Business Intelligence ou BI, como é comumente conhecido, é a área de uma empresa responsável pela coleta e análise de informações de processos para verificar necessidades de melhorias, facilitando a gestão de negócios.
Uma empresa que não gera a cultura de reflexão sobre as atividades da empresa, de forma sistemática e contínua, pode acabar dificultando o trabalho de seus funcionários e gestores e sempre fazer coisas a base da “gambiarra”. Saber como criar uma boa estratégia de BI no ambiente corporativo é fundamental para que sua empresa se desenvolva. Confira 3 dicas básicas fundamentais para implementar essa prática em sua empresa.
Dados verdadeiros e consistentes
Analisar o comportamento dos processos de sua empresa é um ativo que precisa de cuidado, tanto na forma de armazenagem, quanto na forma de transmitir essas informações entre gestores.
Por isso, aposte em informações fáceis de interpretar e acessar, mas sempre mantendo regras de acesso que garantam a segurança dos dados coletadas e não permitindo que qualquer pessoa consiga conferir informações, muitas vezes consideradas sigilosas.
Quando a transmissão de informações é automatizada, construir uma base de armazenagem com hierarquia de acessos é uma boa medida.
Objetividade
A existência da área de BI indica que seu negócio trabalhará com métricas de análise de desempenho, apontando pontos fortes e fracos, bem como, as metas da empresa.
Dessa forma, tenha em mente qual o objetivo de todas essas ações sobre sua empresa e se os critérios de análise estão sendo atingidos, pois isso permite que dados coletados, interna e externamente, sejam melhor aproveitados.
Adaptabilidade
A função do BI é fornecer inteligência para tomar decisões assertivas, mas isso não quer dizer que a própria área não precise de mudanças, quando necessário.
A empresa, em seu movimento de desenvolvimento, altera setores e processos com certa frequência e isso gera novas necessidades para os analistas.
Caso alguma atividade de análise e coleta não esteja trazendo resultados suficientes para o conhecimento da empresa, também é necessário que seja refeita a visão do BI.
Com essas 3 dicas você já pode ter uma melhor noção do que considerar ao implementar uma estratégia de Business Intelligence em sua empresa. Confira nossos materiais para saber mais sobre essa área importante no mundo dos negócios.