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Casos de phishing – roubo de dados pessoais e senhas e informações de cartão de crédito – cresceram 99,2% de 2019 para 2020, segundo a empresa de cibersegurança Axur e o Brasil ocupa a posição de maiores vazamentos, retendo 45,4% de credenciais expostas no mundo. Confira algumas dicas para aumentar a proteção de dados de seu negócio na geração digital, que vem se tornando cada vez mais necessária.
O roubo de dados acaba acontecendo, normalmente, pelo fornecimento de links suspeitos para pessoas diferentes, pela premissa de prêmios e sorteios falsos. Em alguns casos, os programas mal-intencionados se passam por perfis, nas redes sociais, de pequenas e médias empresas. Como não há grande fiscalização desse porte de negócio sobre essas práticas, é fácil convencer algumas pessoas do golpe, principalmente as que estão envolvidas pela comunidade e reconhecem o negócio local.
Quando a pessoa percebe que foi enganada, acaba movendo as ações para o negócio real, que nem ao menos sabia da situação. Empresas ficam com sua marca manchada devido às reclamações, que chegam, muitas vezes, ao Procon.
Antigamente as tentativas de phishing eram mais facilmente identificadas, com alguns macetes de internet, como verificar o domínio do site como https ou até mesmo um endereço de site diferente do que deveria ser. Mas agora as coisas ficaram mais complexas. Há tentativas em que o site é o mesmo do original, como o da Americanas, por exemplo, e, na hora do pagamento, faz você pagar um boleto com destino de conta diferente.
É por isso que empresas de pagamento têm crescido exponencialmente nesse último ano, como ferramenta para resolver esse problema. Estatísticas indicam que houve aumento de 50% na base de clientes em sistemas de pagamento como PagSeguro, Mercado Pago, Wirecard, Elo7, e outros.
Algumas dicas para evitar situações fraudulentas na internet:
Nuvem
Guardar seus arquivos, contendo dados de seus clientes, na nuvem dificulta o acesso, em caso de ataque cibernético. A verificação de duas etapas dificulta a violação dos dados e você fica livre da responsabilidade de proteger os dados de seus clientes offline. Use senhas fortes também, para proteger ainda mais suas contas com dados em nuvem.
LGPD para ajudar
Com a nova lei de proteção de dados, seus clientes podem requisitar, a qualquer momento, como seus dados estão sendo usados. Por isso, possuir um canal específico para tratar disso te ajudará a manter ainda mais a segurança e o sigilo.
Plataforma de Pagamento
Plataformas de pagamento já são conhecidas por oferecerem serviços especializados em uma área bem específica é importante para sua empresa. Muitas empresas criam seu próprio, mas nem sempre conseguem manter uma gestão. Deixar na mão de terceiros confiáveis é uma ótima dica.
Hospedagem
Manter seus dados de site, que fazem coleta de informações dos seus clientes, em um ambiente de hospedagem de confiança é indispensável. Os servidores mais robustos costumam oferecer soluções de segurança superiores por preços bem acessíveis.