Tempo de leitura: 5min05seg
Com o surgimento de setores de RH nas empresas, com o objetivo de trazer mais humanidade para dentro das corporações, a tendência agora é existir mais líderes criativos participando de forma ativamente positiva nos processo de trabalho e nas relações entre as equipes.
Um líder criativo é aquele que consegue despertar a criatividade nas equipes que coordena ou a empresa, como um todo. Ele acaba sendo responsável por provocar e favorecer ambientes que estimulem insights, percepções, ideias, inovação, originalidade e outros sentimentos que geram uma carga positiva e qualitativa para a empresa.
A ideia de que o líder é aquele que puxa o fardo na frente e junto com seu time está cada vez mais sendo requisitos no mercado de trabalho, pois muitas pesquisas já apontam o resultado positivo que é conquistado quando a gestão segue mais a filosofia do apoio, respeito e motivação, como se fosse um motor propulsor de todo o processo de produção.
Se isso chamou sua atenção, aqui vão algumas dicas para ser um líder criativo.
Conhecimento
Professores na escola costumam ser responsáveis por fazer seus alunos sonham com as possibilidades da vida e isso tudo é conquistado, em boa parte, pelo conhecimento que eles agregaram até ali. As aulas que são professadas partem do acúmulo de conhecimento específico daquela área e isso faz com que a atenção aos detalhes aconteça mais vezes.
O líder que detém o conhecimento da área que é necessária, consegue sempre trazer seu time adiante e não ficar preso no tempo pelo conhecimento obsoleto. Além disso, são munidos de confiança e perseverança, mantendo suas atitudes voltadas para planos de ações perante os obstáculos e desafios
Inteligência Emocional
Ter inteligência emocional já está deixando de ser uma soft skill para se tornar um modo de vida. Muito do que sabíamos sobre inteligência foi transformada na capacidade de controlar emoções e ser alguém mais pleno. Problemas diretos e lineares são bem mais fáceis de resolver, mas lidar com pressão, frustrações e outros sentimentos negativos nem sempre foi tarefa simples para as pessoas.
Quem atinge um estado superior de inteligência emocional sempre tende a ensinar os demais sobre isso e se torna, naturalmente, um líder.
Receptividade
Líderes criativos são curiosos e as discussões realizadas no trabalho acabam sendo mais unânimes e participativas. A equipe acaba se unindo mais em prol dos objetivos da empresa, porque se sentem ouvidos.
É função do líder criativo saber ouvir o que cada membro da sua equipe tem a dizer, sem perder tempo com conversas infrutíferas.