O que é Arquitetura de Redes de Computadores?

Tempo de leitura: 5min10seg

Você já imaginou como funciona a lógica do sistema de saneamento básico? De forma simples, é uma estrutura que conecta diversos pontos através de grandes cilindros e canos que vão até nossa casa. Toda essa arquitetura fornece o fluxo de água para que possamos realizar nossas tarefas do dia a dia. E esse é o conceito de rede, uma estrutura de componentes que se conectam de forma lógica para desempenhar uma função em larga escala e ao mesmo tempo.

Esse é, basicamente, o ponto de partida para o que entendemos de Arquitetura de Redes de Computadores. Bem sabemos que, no mundo dos negócios, ter uma rede é algo que soa como música nos ouvidos, pelo conceito e importância que é ter uma comunidade, um ambiente em que as coisas fluem de forma mais natural. Se você trabalha com tecnologia, entenda que rede de computadores é tudo aquilo que intermedia as funções e serviços desempenhados pela sua empresa.

É difícil encontrar, atualmente, ou até mesmo impossível, empresas que ainda não contam com algum tipo de tecnologia conectada à internet. E se contam, saiba que essas empresas já fazem parte da grande rede de computadores, que trocam informação a todo momento de forma inimaginável, pois o fluxo de informações das mídias já se perdeu a conta há um certo tempo e a tendência é sempre aumentar.

Essa dita arquitetura, então, trata-se de todo o processo que envolvem CPUs (corações dos sistemas que conhecemos, tais como, celular, notebook. etc.), que enviam informação a outros dispositivos através de um comando. Faz parte dessa arquitetura todo o processo desde o início da informação até o seu desfecho. A forma como essas informações circulam é conhecida em duas variações principais: via software e via hardware.

Os softwares são os programas virtuais, que manuseamos através de cliques e até mesmo comando de voz. Os hardwares são os componentes físicos que precisam de mais movimentos manuais para operarem.

Implementação

Mas como se configura uma rede de computadores? Não se trata de um trabalho simples, cada software ou hardware devem estar tecnicamente conectados para que o fluxo de dados e comandos seja executado de forma pretendida. O trabalho realizado nessa arquitetura é chamado de Topologia.

Se imaginarmos como, em nossas casas, os profissionais de internet utilizam cabos, hubs e outros tipos de componentes para poder trafegar dados para nossos dispositivos. Nisso entram outros fatores como compatibilidade, resiliência do sistema ao encontrar falhas e bloqueios, etc.

Felizmente, os consumidores em geral apenas utilizam os sistemas que vêm prontos. Mas o trabalho realizado antes da tecnologia ser desenvolvido é algo bastante demorado e que passa por diversos testes de qualidade.


Postagem anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.