Qual a relação entre Big Data e Marketing Digital?

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Conhecimento é poder! Você já deve ter ouvido essa frase. Ela fala muito sobre o poder que a informação tem, portanto, quem detém informação, detém poder. A ciência de dados e o marketing são duas áreas que utilizam informação a todo momento e agem através dela, mas que relação essas duas áreas possuem?

Se formos pensar nos dias de hoje, tudo que fazemos em relação a área de marketing e dados é através do acúmulo de informação, gerando o que chamamos de inteligência. Para os adeptos do marketing, inteligência de mercado é uma expressão bastante utilizada e é fator essencial para qualquer negócio de sucesso e, por isso, Big Data e inteligência de marketing são duas esferas quase que unificadas.

O que é Big Data?

Big Data, em tradução livre, pode ser entendido como Grande Dado. Isso significa muito, pois se trata de um termo que expressa um grande número de dados usado para gerar padrões de informações, que auxiliam na tomada de decisões em diversos níveis de trabalho. Grandes corporações utilizam muito essa ferramenta para se posicionarem melhor frente a concorrência e, com isso, ganharem certa vantagem.

Cada vez mais, principalmente com os desenvolvimentos tecnológicos que processos, em empresas de diferentes nichos mercadológicos, acabam sofrendo, o uso do Big Data está presente. 

Acontece que a análise de dados é uma atividade humana recorrente, a qual usamos para entender nossa realidade e poder agir nela. Quando codificamos uma informação, transformamos ela em algo que nos dê sentido e, através disso, conseguimos agir, tomar atitudes como escolher uma roupa que encaixa bem no corpo até qual tipo de rumo tomar na vida.

Big Data aplicado ao marketing digital

Então, qual seria a relação entre Big Data no marketing digital? Se formos pensar em comportamento de consumo, conseguimos achar facilmente nossa resposta. Obviamente essas duas áreas não se limitam a isso, mas seu uso tem sido constante para entender o comportamento de uso e de compra dos consumidores.

Cada vez que você compra online você gera informação para sistemas de análise e de retenção de informação. Repare nos sites e suas políticas de cookies, os quais pedem autorização para guardar a informação que você gera ao navegar pelos menus de alguma loja, por exemplo. Todos esses dados são usados como inteligência para melhorar a sua e a experiência de muitas pessoas que têm interesse no mesmo produto.

Data Driven marketing

A inovação que o Big Data gerou na área de marketing, assim como em outras, permitiu a criação do termo Data Driven Marketing. O termo quer exprimir que as ações de marketing em peças publicitárias utilizam de informações coletadas para gerar ações de marketing melhor direcionadas, possibilitando, até mesmo, realizar testes de eficiência e eficácia antes mesmo de pôr algo no ar.

E aí!? Você sabia da relação dessas duas áreas? Comenta aqui qual sua perspectiva sobre o assunto.


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